Blog >

Autenticação de dois fatores e o porquê você deve ativar

Segundo dados da pesquisa Panorama de Ameaças Cibernéticas no Brasil, o país sofreu 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano de 2020. Só no primeiro trimestre de 2021, foram mais 3,2 bilhões de tentativas. Números expressivos e que emitem um alerta: precisamos estar preparados e tomar as precauções necessárias para manter as nossas informações pessoais mais seguras.

Em grandes ou pequenas empresas, o vazamento de dados ou quaisquer outros tipos de ameaças podem gerar danos e perdas significantes. Por isso, o ideal é contar com o suporte constante de especialistas e de soluções de Segurança da Informação – como a aplicação do duplo fator de autenticação para VPN –, para garantir a proteção de dados da companhia, bem como de seus clientes e funcionários.

Quando falamos de autenticação de dois fatores, essa é apenas uma das maneiras de mitigar riscos e evitar certas ameaças digitais às quais podemos estar expostos. É um primeiro passo e pode ser uma boa opção também para os usuários que não conseguem fazer grandes investimentos em segurança cibernética. Abaixo, explicamos a importância e como manter a autenticação de dois fatores ativada.

O que é?

A dupla autenticação é um recurso oferecido em plataformas digitais que, quando ativado, solicita a confirmação do usuário ao efetuar uma tentativa de login. Essa solicitação na maioria das vezes é enviada em forma de código numérico, via SMS ou e-mail.

Algumas empresas de tecnologia e instituições do mercado financeiro também já contam com aplicativos dedicados a esse segundo fator de segurança. Com esse recurso, passa a ser obrigatória a dupla confirmação em atividades como a de acesso, mencionada acima.

“O recomendado é utilizar em todos os locais que contenham informações sensíveis. É muito importante manter essa opção ativada no e-mail, por exemplo, principalmente se for usado para recuperação de senhas. Dessa forma, é possível aumentar o nível de segurança para o acesso de dados”, explica o nosso líder da área de Segurança da Informação, Evandro Ribeiro.

Como ativar?

Pode variar entre plataformas, mas se o recurso estiver disponível, geralmente é encontrado no menu de Configurações > Segurança. Em caso de dúvidas, é indicado entrar em contato com o suporte da aplicação que está sendo configurada.

Para ajudar, separamos exemplos de como ativar esse recurso em duas plataformas diferentes.

•  Caso tenha uma conta no Google, você pode seguir este passo a passo ou clicar na imagem abaixo para conferir todo o processo.

•  Já no perfil do WhatsApp, basta seguir estas etapas para realizar a configuração:

Gostou do conteúdo? Enquanto ativa a dupla autenticação nas suas plataformas digitais, você pode aproveitar para conferir mais algumas recomendações de segurança e como se proteger no ambiente virtual.

Agora, se ficou com alguma dúvida ou precisa de serviços especializados em Segurança da Informação na sua empresa, converse com a gente pelo comercial@avivatec.com.br.

Fique por dentro das novidades