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Uso da Inteligência Artificial na recuperação de crédito

Você sabia que é possível usar ferramentas de inteligência artificial na recuperação de crédito? 

Não há como negarmos que, nos dias de hoje, as empresas estão cada dia mais ligadas com a tecnologia para a manutenção dos seus processos e também para o sucesso mais rápido e otimizado das suas operações. 

Todos os setores do mercado têm se beneficiado com o avanço rápido da tecnologia, dentre esses setores, o financeiro, que tem percebido uma otimização nos seus processos e operações diárias com a ajuda da inteligência artificial. 

Quando falamos do setor financeiro, logo vem em mente as funções mais difíceis dessa área, que são a das cobranças aos clientes finais e também a recuperação de crédito dos mesmos, mantendo assim o setor financeiro da empresa saudável. 

Por conta disso, no artigo de hoje, iremos discorrer sobre como a Inteligência Artificial está conseguindo trazer mais facilidades e alta na produtividade no setor financeiro, fazendo com que os seus processos passem por transformações e também sejam bem otimizados. Confira!

A importância da recuperação de crédito para a saúde financeira das empresas de todos os ramos 

Todas as grandes empresas que desejam se manter em pé de maneira saudável no mercado capitalista, precisam entender a importância primordial de um setor financeiro muito bem estruturado dentro da sua operação. 

Quando falamos de cobranças de títulos e da ação de recuperação de crédito, estamos falando diretamente de ganhos e fluxo de dinheiro dentro do caixa da empresa. Por conta disso, é que ambas as ações, que mantêm a sustentabilidade financeira das empresas, antigamente eram feitas de maneira manual e mais morosa e, atualmente, são realizadas de maneira otimizada com o apoio da inteligência artificial. 

A IA auxiliando os clientes a manter uma vida financeira saudável e também cuidando do caixa da empresa

Quando os consumidores da empresa compram os seus produtos, principalmente por meio de boletos (ou promissória), e não pagam devidamente em dia essas contas, a empresa sente os problemas no fluxo do seu caixa, já que ela estava esperando previamente que aquele dinheiro iria entrar para uso em investimentos e até mesmo para a empresa pagar os seus funcionários e fornecedores. 

Quando um ou outro boleto não é pago a chance dessa falta de pagamento acarretar grandes problemas para as empresas maiores não é tão significativa, dado que outros clientes estão fazendo os pagamentos regularmente e mantendo o caixa da empresa. 

Mas, quando muitos clientes estão devendo, o caixa da empresa já sente essa falta, podendo até mesmo ser o responsável pela falência da empresa, por falta de pagamento de fornecedores e funcionários. 

Do outro lado da moeda temos os clientes, que podem apenas estar passando por uma turbulência financeira e, por conta disso, ainda não conseguiram pagar suas dívidas em aberto com a empresa. 

Dado esses fatos, é comprovado que um processo financeiro completo e eficiente de cobrança das contas em aberto é de extrema importância para garantir um equilíbrio entre os interesses financeiros da empresa e dos clientes.

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A inteligência artificial se mostrando eficaz na recuperação de crédito dos clientes pelas empresas

Com o auxílio da inteligência artificial, a recuperação de crédito e demais tipos de cobranças podem ser feitas de maneira muito mais rápida, eficaz e otimizada. 

Isso porque essa tecnologia, além da rapidez de análise de dados financeiros, aprende de maneira lógica com os padrões da empresa, oferecendo relatórios certeiros que fazem grande parte dos processos serem encurtados. Nos tópicos abaixo, falaremos um pouco mais sobre as suas vantagens.

Análise de riscos 

Por meio da IA, os funcionários do setor financeiro têm acesso a dados de análise de risco de cada cliente que a empresa possui. 

Se baseando em algoritmos de alto grau de inteligência, a IA vai analisar e fazer uma pontuação do risco de venda para cada cliente, mostrando quais as chances de ele ser um futuro inadimplente. 

Essa análise é feita pela IA considerando todo o histórico de pagamento de contas do cliente que estiver disponibilizado em sistemas onlines (bancos, financeiras, cartões de crédito, empréstimos). 

Com esse histórico financeiro do cliente em mãos, a IA começa a entender o comportamento de pagamento de contas do cliente, entendendo as suas chances de pagar ou não a conta que está solicitando fazer com a empresa.

De um modo geral, salvo exceções (porque nenhum humano ou inteligência artificial é 100% perfeito), todos os clientes com alto risco de não pagar suas dívidas com a empresa, são rapidamente identificados. 

Abordagem personalizada

A abordagem para a cobrança de uma dívida sempre, em todos os casos, deve ser personalizada, visando entender cada tipo de cliente e as suas limitações. A IA, com toda sua expertise, consegue personalizar sua comunicação com os clientes inadimplentes, levando sempre em consideração as suas preferências na negociação.  

Essa personalização é muito importante para o cliente, dado que ele se sente especial e mais próximo da empresa, aumentando a possibilidade de ele fazer o pagamento correto para a empresa. 

Chatbots Inteligentes que atendem o cliente 24h por dia 

Os chatbots inteligentes também podem ser usados pela empresa visando as pendências financeiras, como também outros milhares de assuntos. 

Os chatbots são assistentes virtuais que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, ficando sempre a disposição para o cliente poder resolver suas pendências financeiras na hora que for mais conveniente. 

Análise de pagamentos futuros 

Isso mesmo, com a ajuda da IA, a empresa pode ter um relatório confiável de previsão de pagamentos futuros. Esses relatórios são feitos se baseando no histórico da empresa e também nos algoritmos. 

Um exemplo disso pode se dar no caso da maior probabilidade dos clientes pagarem suas contas atrasadas na época do décimo terceiro, por exemplo, dado que estarão com um dinheiro a mais disponível no mês, que pode ser focado no pagamento de dívidas pendentes. 

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