Blog >

Por que contratar uma fábrica de software que trabalha no modelo ágil?

Com passar dos anos, a tecnologia se tornou algo completamente fundamental em nossas vidas, seja para passar o tempo, melhorar desempenhos ou agilizar nossas tarefas. Nas empresas, a tecnologia é usada para inovar e levantar dados com maior precisão, por exemplo. Estar atento às inovações é crucial para quem deseja melhorar o funcionamento sem afetar o desempenho.

Os maiores responsáveis para que estas transformações aconteçam, são os famosos softwares. Vamos pensar sobre como utilizá-los em um modelo ágil e o porquê de contratar uma empresa de software que trabalha dessa forma.

Primeiro, quem contrata uma fábrica de software geralmente está interessado em terceirizar, desenvolver ou reconstruir um projeto. E a finalidade de uma fábrica é ajudar a empresa ou indústria a antecipar os pedidos, rarear os prazos e ampliar a produtividade, tornando o processo padrão ou executando aquilo que fora pedido.

As fábricas de softwares tradicionais geralmente seguem um padrão denominado Cascata, onde todo processo de produção, até a implantação é pautado por etapas. Ou seja, para dar início a etapa seguinte, a anterior precisar ficar pronta, então uma equipe espera a outra. E não estamos aqui para dizer que isso é errado, mas sabemos que esse é um processo demorado. E quem deseja acelerar e ampliar produção, tem uma certa pressa para que isso aconteça.

Pensando em  tornar isso mais simples, em 2001, Kent Beck, Mike Beedle, Arie van Bennekum, Alistair Cockburn, Ward Cunningham, Martin Fowler, James Grenning, Jim Highsmith, Andrew Hunt, Ron Jeffries, Jon Kern, Brian Marick, Robert C. Martin, Steve Mellor, Ken Schwaber, Jeff Sutherland, Dave Thomas, criaram a metodologia ágil e a fundamentaram em 4 pilares:

  1. “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
  2. “Software funcional mais que documentação abrangente”
  3. “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”
  4. “Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Agora que você já sabe como e por quem foi criada essa metodologia, possivelmente percebeu que contratar uma empresa que trabalha nesse modelo, tornará tudo mais produtivo, criativo, rápido e o mais importante, acompanhando o desenvolvimento da sociedade, ou seja, seus clientes.

Se analisar cada pilar, verá que é importante a interação entre a equipe, mais do que ter uma boa máquina para trabalhar. É importante conversar com outras pessoas e ficar por dentro do que está sendo feito, isso desperta criatividade e evitará contratempos caso o cliente procure alguém da equipe para conversar sobre algum processo da criação, todos saberão entender e poderão solucionar dúvidas ou problemas.

Um fábrica de software que trabalha no modo ágil pode e deve se preocupar com a parte da documentação, mas ela não perderá tempo focando apenas nisto, o resultado que você vai obter com essas mudanças é mais significativo. Como afirma Derek Willi “O mais importante é o resultado que se deseja atingir e não o produto utilizado. Desapegue do produto e se apaixone pelo problema que você deseja resolver”.

As intervenções e mudanças do projeto podem ser feitas de forma efetiva e os feedbacks podem ser dados em paralelo a criação, lembrando que não precisa ser uma equipe grandiosa, uma equipe pequena e multidisciplinar, compostas por membros com habilidades técnicas avançadas é preferível.

Uma fábrica de software que trabalha no modelo Ágil, atende clientes com diferentes necessidades, mas a prioridade não é somente a agilidade do processo, mas a capacidade de melhorar continuamente os softwares que já estão em funcionamento ou que serão instalados.

Entre as mais conhecidas metodologias ágeis estão o Scrum, o Kanban e o XP (Extreme Programming), cada uma com sua particularidade. O Scrum está focado na entrega de valor, as partes principais do projeto ou produto são repassadas funcionando em pequenas etapas. O Kanban, mostra o que está sendo feito pela equipe, visando sempre a transparência do que está sendo desenvolvido, buscando sempre melhorias no processo de criação.

E com a finalidade de tornar o trabalho em equipe ainda melhor, o XP (Extreme Programming) traz valores que ajudam a equipe a melhorar seu desempenho, com comunicação, respeito e simplicidade, sempre trazendo um feedback que ajuda a equipe a desenvolver melhor o trabalho e isso é importante para o time.

Se quer entristecer um cliente “toque em seu bolso”. Mas contratando uma empresa que trabalha com metodologias ágeis, você evita de forma considerável os possíveis “erros” e assim gasta menos tempo e principalmente dinheiro com manutenções e resolvendo problemas.

Você se sentirá parte da equipe!

A transparência é prioridade quando se trabalha com metodologia ágil, é primordial que o cliente saiba de todo os detalhes do que está sendo criado. Além de participar, poderá receber partes do projeto em um prazo curto e – o melhor – funcionando, podendo acompanhar e pedir alterações ou melhorias se perceber que algo não está coerente com o que elaborou ou esperava, sem ter que esperar o projeto ficar pronto.

Todas essas possibilidades de testes e adaptações ao longo da criação, permitem que os erros no produto final sejam mínimos ou até mesmo nulos. Isso é só mais uma das tantas vantagens que foram expostas até agora sobre a metodologia ágil. Isso é muito importante, pois em uma era tecnológica, rapidez e redução de riscos é mais que fundamental.

Não podemos dizer que é impossível ter problemas na criação de um software, mas empresas que buscam fábricas que trabalham com essa metodologia, tendem a minimizar os riscos, uma vez que inúmeros testes são feitos durante todo o processo de implementação e não é necessário esperar tudo ficar pronto para saber se dará errado ou não.

Então se você preza por agilidade, segurança, confiabilidade e não deseja ter gastos indesejados, contrate uma empresa que se importa com tudo isso, busque fábricas de softwares que de fato ajudará você a gerar valor ao seu cliente e ao seu produto. Assim terá menos problemas, não precisará dar um tempo na produção para que adaptações sejam feitas e desfrutará de facilidades positivas e que contribuirão efetivamente com seus negócios. A metodologia Ágil é a melhor opção para quem deseja inovar sem perder tempo ou dinheiro.

Fique por dentro das novidades