Blog >

Microsoft Azure: solução em forma de cloud

Que tal modernidade, segurança, produtividade e flexibilidade para seus negócios, e com isso proporcionar mais qualidade para seus clientes através de serviços em cloud? Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre uma ferramenta fundamental que tornará a jornada até a transformação digital mais prática, porém com uma qualidade ainda maior, falaremos sobre o que é o Microsoft Azure.

O modelo de infraestrutura, plataforma e software como serviços IaaS, PaaS e SaaS, progrediu bastante nos últimos tempos e se tornou uma parte importante da era digital. Segundo a IDG Cloud Computing Survey 2020, “atualmente, o ambiente de TI de 92% das organizações está pelo menos um pouco na nuvem”. Esse avanço transformou a forma de armazenar, processar e consumir informações.

Então o que é AZURE?

É uma plataforma híbrida com funcionalidades que já conhecemos, como cloud – seja público ou privado –, máquina virtual, espaço para armazenamento ou componente de rede. Mas além destas funcionalidades, estará disponível um vasto acervo de serviços de plataforma que são cada vez mais desenvolvidos e têm avançado rápido, como o Office 365, Dynamics 365, Cortana Intelligence e mais a camada de segurança e gestão sobre tudo isso, com melhores resultados e economia.

Com Azure, teremos uma nuvem unificada e global, com tecnologias elaboradas para conversarem entre si, formando assim um sistema híbrido que pode ser utilizado e aplicado na estrutura tradicional da sua empresa aos poucos, desenvolvendo módulos novos ou migrando infraestruturas legadas para a nuvem com mais velocidade. Você pode ter controle exato do que deseja construir e montar uma excelente estrutura para sua empresa da maneira que preferir.

Para se ter uma ideia, dentro do Azure há uma plataforma de media services que foi usada na transmissão das olimpíadas RIO 2016, que suportou milhões de acessos. Com essa ferramenta de análises avançadas, a empresa consegue montar uma análise em banco de dados, obtendo informações para tomar decisões sobre os negócios em tempo real. Sua empresa se torna mais ágil, responsiva e consegue aproveitar oportunidades de mercado no momento em que acontecem.

Partindo desses pressupostos, vale ressaltar que a Microsoft tem parcerias globais. Então, no Azure, você pode provisionar qualquer tecnologia, seja Microsoft ou não. Independentemente da plataforma de escolha ou linguagem de programação – seja Node.js, Java, .NET – ou do banco de dados que é utilizado, a ideia é que você consiga trazer a infraestrutura da sua empresa para a nuvem com o mínimo de esforço possível e que você possa usar o que está disponível no mercado.

Além de toda infraestrutura disponível no Azure, todo back-end em que se obtém análise de dados em tempo real, ainda é disponibilizado um dashboard, no qual é possível monitorar toda a operação logística de sua empresa, seja e-commerce ou uma empresa de manufatura. Sendo possível fazer uma análise preditiva de sazonalidade de demanda, regulando melhor sua produção, para evitar desperdício de material ou até mesmo máquinas ociosas. Essas tecnologias de análises preditivas, como machine learning, também ajudam a tomar decisões bem mais rápidas do que em uma possível planilha ou reunião para analisar dados.

Com Azure, a equipe de operações da sua empresa pode desenvolver aplicativos em LOB, conectar-se com clientes em todo mundo, com campanhas digitais personalizadas, criar uma experiência de compra segura, alcançar esses clientes em qualquer lugar com um build de aplicativo móvel. Uma nuvem em que você pode gerenciar seus dados com comodidade, facilidade e segurança, mesmo que estejam armazenados no SQL Server, Mysql, PostgreSQL ou no NoSQL. Independentemente do sistema de gerenciamento de banco de dados da empresa, as funções disponíveis no Azure proporcionam novas formas de análises de nuvem, mantendo os dados em seus ambientes locais existentes e reduz seus custos para desenvolver esse tipo de transformação.

De acordo com o infográfico By the Numbers: Hybrid Cloud (Redmond, WA: Microsoft, 2018).

“A integração de dados na nuvem proporciona algumas práticas mais eficientes, onde se estimula o crescimento e explora os investimentos em TI e os aplicativos como uma vantagem competitiva, permitindo que o software seja criado, testado, implantado e mantido de maneira integrada”

Pode-se afirmar que a cloud é um HD que não queima, onde você terá armazenamento de dados, hospedagem de websites e e-commerce, serviços de mídia para transmissão de vídeos, análise de dados ou Big Data e plataformas open source.

A plataforma Azure proporciona inúmeras facilidades para os desenvolvedores e colaboradores, pois conta com mais de cem serviços que auxiliam a transformar as operações em TI, gerenciar, modernizar e criar experiências para aprimorar os negócios.

Vale ressaltar que é preciso investir tempo e recursos no aprendizado de estratégias de desenvolvimento de ferramentas baseadas em cloud. A ideia principal da Microsoft é fazer com que o Azure seja o meio mais prático e rápido para que as empresas se desenvolvam, tanto no seu ambiente local quanto no ambiente de cloud.

Uma ferramenta excelente para empresas que estão se transformando digitalmente e desejam obter resultados significativos, tomar decisões de forma ágil e segura, sem perder tempo ou oportunidades de negócios. A plataforma oferece um suporte diferenciado que mudará complementarmente a visão tradicional que se tem sobre os serviços em cloud, evitando transtornos e gerando lucros.

Fique por dentro das novidades