Blog >

Engenharia de Prompt: Aplicações, princípios de desenvolvimento e muito mais

Engenharia-prompt

A popularização de novas plataformas de desenvolvimento de conteúdo, em especial no campo da inteligência artificial (IA) generativa, tem sido acelerada.

Mas não basta apenas abrir as ferramentas e enviar pedidos simples. Eles sempre irão entregar algum resultado, porém quanto mais preciso, completo e bem escrito for o comando, melhor será a entrega.

Para isso, é preciso prática nessas plataformas, além de muito estudo. É nesse cenário que a Engenharia de Prompt, que é a prática de otimizar e personalizar interações de conversação em assistentes de IA, como o ChatGPT.

Se você ainda não sabe ao certo o que é esse tipo de engenharia, fique neste conteúdo até o final. Ao longo dele, você vai entender o que é a Engenharia de Prompt, o que é um Prompt, quais as suas principais aplicações e muito mais. Confira! 

O que é a Engenharia de Prompt

A Engenharia de Prompt consiste no processo onde o usuário dá as orientações para as soluções de IA generativa, com objetivo de gerar os resultados esperados. Há quem tema as inteligências artificiais, porém, mesmo que uma IA busque se aproximar do comportamento humano, são necessárias instruções detalhadas para que os resultados obtidos sejam de qualidade e com a relevância adequada.

Nesse tipo de engenharia, o usuário seleciona as frases, os formatos, as palavras e os símbolos mais recomendados para dar orientação à inteligência artificial na interação com os usuários de forma relevante. Os engenheiros de prompt fazem o uso da criatividade, tentativa e erro para dar origem a uma coleção de textos de entrada, visando garantir uma aplicação que funcione de acordo com o esperado. 

Ao ajustar e elaborar os prompts de maneira estratégica, os engenheiros de prompt podem aprimorar a utilidade e a relevância das respostas geradas, adaptando o comportamento do modelo às necessidades específicas do usuário.

Essa abordagem é essencial para garantir que assistentes de linguagem, como o ChatGPT, atendam de maneira eficaz e personalizada às solicitações dos usuários. O refinamento contínuo da Engenharia de Prompt desempenha um papel fundamental na evolução e na eficácia desses sistemas, contribuindo para uma interação mais natural e satisfatória.

Engenharia-prompt

O que é um Prompt

Prompt é nada mais nada menos que um modelo de texto em linguagem natural que faz a solicitação para que a Inteligência Artificial generativa realize uma atividade específica. Uma Inteligência Artificial generativa é uma solução de IA que atua dando vida a novos conteúdos, por exemplo, os diversos modelos de mídias. A IA generativa se alimenta de grandes modos de ML (Machine Learning), que fazem o uso de redes neurais profundas, pré-treinadas em grandes quantias de dados. 

Esses grandes modelos de linguagem (LLMs) são bastante práticos e flexíveis, possuindo capacidade para desenvolver inúmeras tarefas, incluindo resumir documentos, traduzir textos, completar frases, dentre outros. Já para as informações específicas do usuário, esses modelos atuam prevendo a saída mais conveniente, determinada por eles em treinamentos anteriores.

Os usuários também podem usufruir com as soluções desse tipo de IA através de várias combinações de dados de entrada, afinal, são bem abertos. As opções de linguagem de Inteligência Artificial são consideradas bastante poderosas e não possuem tantas exigências para dar início a criação de conteúdo. Somente uma palavra já é de bom tamanho para que o sistema da IA desenvolva uma resposta elaborada em detalhes. 

Porém, há ressalvas, já que nem todo modelo de entrada garante resultados úteis. Os sistemas desse modelo de Inteligência Artificial desenvolvem respostas objetivas e relevantes, por isso, exigem informações detalhadas e maior contexto. 

Quando o usuário desenvolve Prompts de maneira sistemática, obtém criações significativas e com mais utilidade. Em uma Engenharia de Prompt, os prompts são refinados até que o sistema de IA ofereça os resultados esperados. 

Desenvolvimento de um Prompt

Existem alguns princípios ao gerar um prompt, que estão disponíveis em um livro de receitas que explica como garantir os melhores resultados com seus modelos. Esse livro é de autoria da OpenAi, desenvolvedora dos modelos de GPT. 

Para te adiantar, confira abaixo alguns princípios gerais: 

  • Fazer a divisão de tarefas com maior nível de complexidade em subtarefas menores;
  • Dar as instruções com o máximo de clareza possível;
  • Solicitar que o modelo sempre explique seus passos antes de enviar sua resposta;
  • Solicitar que o modelo sempre justifique suas respostas;
  • Desenvolver várias respostas e solicitar que o modelo selecione a melhor. 

É certo que, dentre esses conceitos, alguns podem ser óbvios, enquanto outros foram incluídos em artigos científicos. A maior parte desses testes foi realizada com base no modelo GPT-3 ou do InstructGPT. 

Aplicações da Engenharia de Prompt

Quando utilizamos um modelo de IA para resumir um conteúdo, por exemplo, um prompt mais simples, como “Faça um resumo deste artigo”, pode gerar um resumo bem básico. 

Já ao refinar o prompt para garantir um resultado com especificações, por exemplo, “Faça um resumo deste artigo em 300 palavras, dando ênfase aos principais argumentos e conclusões”, o usuário consegue guiar o modelo de inteligência artificial para gerar um resumo que tenha mais detalhes e precisão. 

Dessa forma, os usuários poderão obter resultados com informações precisas e com mais qualidade. Também podemos observar com mais frequência, esses modelos em chatbots de atendimento ao público. 

Sendo assim, é fundamental selecionar as palavras corretas e o tom que as respostas serão desenvolvidas, afinal, um modelo que não possui prompt bem controlado tende a resultar em respostas que podem ser ofensivas ou mais informais. Essa situação pode fazer com que uma empresa tenha perdas financeiras significativas. 

Importância da Engenharia de Prompt

Desde que as inteligências artificiais foram lançadas, as atividades da Engenharia de Prompt tiveram um aumento significativo. Os profissionais que atuam nesta área realizam um preenchimento na lacuna entre os usuários finais e o grande modelo de linguagem. São responsáveis por identificar os scripts e os modelos que seus usuários podem personalizar e concluir para garantir o melhor resultado dos modelos de linguagem.

A Engenharia de Prompt faz com que as aplicações de IA sejam mais úteis e eficientes. Os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações, na maioria das vezes, encapsulam a entrada aberta do usuário em um prompt antes de transferi-la para o modelo de inteligência artificial.

Para que você entenda melhor, veja um exemplo com os chatbots de IA, onde um usuário pode anexar uma declaração de problema incompleta, por exemplo, “Onde comprar um tablet”.

O código da aplicação, internamente, usa um Prompt desenvolvido que afirma o seguinte: “Você atua como assistente de vendas em uma empresa de aparelhos tecnológicos. Um usuário em determinada localização está perguntando onde encontrar um tablet para comprar. Responda com as três lojas mais próximas que vendem tablets.” Dessa forma, o chatbot gera informações mais precisas e com maior relevância. 

Por enquanto, não existem disciplinas universitárias ou mesmo graduações especializadas sobre o tema no Brasil, mas é uma questão de tempo até elas começarem a surgir. A engenharia de prompt é uma “profissão do futuro” com aplicação atual, que pode trazer muitos benefícios para profissionais autônomos e, principalmente, para empresas. 

Quer saber mais sobre as tendências tecnológicas e novidades no mundo digital?
Acesse o blog da Avivatec e fique por dentro!