A cada dia que passa, investir em cibersegurança vem se tornando uma ação de extrema importância para proteger sua integridade, dados pessoais e outras informações significativas. Na área da saúde, essa preocupação é ainda maior, já que são inúmeros pacientes a serem preservados.
Um ciber ataque consiste em uma ameaça eletrônica, que geralmente ocorre em computadores e outros dispositivos conectados a uma rede. Usualmente, o intuito desse tipo de ação é manipular, expor, roubar, excluir ou desativar algo.
É comum ser vítima de ciber ataques ao abrir um arquivo malicioso, visitar uma página com vírus, clicar em links suspeitos, dentre outros casos. Sabendo disso, é necessário contar com as medidas cabíveis para evitar futuros transtornos. Mas quais medidas seriam essas? Para descobrir, leia este artigo até o final!
A importância da Cibersegurança na saúde
No setor da saúde, um ciber ataque pode se tornar, em minutos, situação de vida ou morte. Por exemplo, ao gerar uma paralisação ou funcionamento inadequado em algum aparelho, a vida de inúmeros pacientes passa a correr risco.
Além disso, no caso de roubo de dados, tanto hospitalares quanto de pacientes, embora seja uma situação de grau menos preocupante se compararmos à questão citada no parágrafo anterior, pode causar dores de cabeça durante anos após o ocorrido.
Os ataques não param, e para lidar com essa situação, é preciso que as instituições contem com os recursos adequados em seus sistemas para garantir a segurança dos pacientes e de toda a instituição.
Um sistema de cibersegurança envolve uma junção de técnicas e estratégias com objetivo de proteger o sistema, as redes, os equipamentos e programas contra a invasão e ataque dos hackers.
Um relatório desenvolvido pela Check Point Software constatou que houve um aumento de 74% em ataques cibernéticos no setor da saúde, considerando um aumento global de 42% em ciberataques. O que é preocupante e torna ainda mais necessário a inclusão de recursos de segurança mais reforçados nos sistemas de saúde.
Prevenção de Ataques Cibernéticos
Um sistema de cibersegurança é de suma importância para que os dados e informações pessoais e sigilosas da instituição sejam protegidos.
Além de contar com esse tipo de sistema, é possível e necessário colaborar para a prevenção dos ataques com pequenas atitudes que fazem total diferença.
Para que você compreenda melhor sobre o que estamos falando, e saiba como colaborar para a segurança e sigilo dos pacientes, confira os pontos principais sobre prevenção de ciber ataques!
Backup e serviços na nuvem
É bastante comum que as instituições sofram ataques cibernéticos na nuvem. Para lidar com essa situação, a prevenção é algo primordial.
Para complementar o serviço de segurança cibernética e garantir ainda mais proteção, algumas medidas podem ser tomadas, por exemplo:
- Não utilizar senhas fáceis ou óbvias;
- Manter os dados criptografados;
- Manter a identificação em dois fatores ativa;
- Manter as ferramentas de segurança oferecidas pela nuvem ativas.
Firewall
Firewall é um sistema de cibersegurança que consiste em proteger um dispositivo contra acessos que não estão autorizados. Existem três tipos de firewalls, que atuam na filtragem do tráfego de entrada e saída, evitando ações maliciosas.
Além disso, esse recurso examina os pacotes de dados encaminhados tanto para seu dispositivo, quanto por meio dele. Um firewall é fundamental na proteção de dispositivos, já que protege as atividades online, bloqueando acessos que não possuem autorização ao dispositivo.
Outro ponto importante sobre esse recurso é a possibilidade de configurá-lo e permitir seu acesso a outros tipos de tráfego, por exemplo, e-mail, ao mesmo tempo que bloqueia outros, como envio de documentos.
Criptografia
Esse recurso tem como função proteger documentos, dados importantes e arquivos que se encontram armazenados em um computador ou dispositivo.
Com a criptografia em repouso, é preciso saber a chave que atua na decodificação dos dados novamente para o texto legível. Caso o usuário não saiba qual a chave, os arquivos continuarão criptografados.
Gestão de risco
A gestão de risco envolve atividades coordenadas com objetivo de realizar o gerenciamento e controle de uma instituição sobre possíveis ameaças.
Esse recurso inclui o planejamento e utilização de ferramentas materiais e humanas, com intuito de tratar ou diminuir riscos.
Conformidade com Regulamentações
A cada dia que passa, as instituições precisam lidar com regulamentações cada dia mais intensas quando o assunto é privacidade e proteção de dados.
A segurança cibernética possui uma importante posição na conformidade em relação a essas regulamentações, por exemplo, o Regulamento Geral de Proteção de Dados ou LGPD. Se uma instituição não cumpre com tais determinações, multas e danos à reputação tendem a afetar a empresa.
Empresas relacionadas à saúde, geralmente contam com segurança cibernética para garantir segurança e estar em conformidade com as regulamentações.
Continuidade dos Serviços de Saúde
Para garantir a continuidade e qualidade na área da saúde, além de prestar um bom serviço, é necessário estar dentro das regulamentações e contar com soluções de segurança cibernética.
A proteção dos dados de pacientes deve ser prioridade em uma organização, e por isso, é um dos itens de maior importância. As vantagens da cibersegurança para a área são inúmeras, dentre elas podemos citar:
- Supervisão dos dispositivos de rede e dos sistemas de segurança, visando assegurar os dados da instituição e dos pacientes;
- Testes para identificar fragilidades dos sistemas e redes;
- Análise de exigências de segurança da instituição e definição de comportamentos aprimorados;
- Soluções de problemas na rede e na segurança.
Aqui na Avivatec, você encontra uma consultoria de tecnologia preparada para atender suas necessidades para manter os dados de seus pacientes seguros e criar soluções que seu negócio realmente precisa. Investir em cibersegurança é investir em maior conforto e confiabilidade para seus clientes. E o melhor de tudo: com foco em proteção de dados!
Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar a manter sua empresa segura!